sábado, 22 de outubro de 2016

Campeões do 2º RS CUP serão conhecidos neste domingo

Etapa do Mundial de Beach Tennis acontece em Porto Alegre
Marcus Vinicius e Thales estão na semifinal. Foto: Rubem Rocha

O sol e uma brisa suave formaram o clima perfeito não só para a prática do beach tennis, mas também convidativo para que mais de duas mil pessoas circulassem pelo Beach Point (ao lado do Viva Open Mall, na Nilo Peçanha), sede principal do 2º RS CUP. Com o início das disputas nas duplas masculinas e femininas profissionais, o público presente à arena pode conferir jogadas espetaculares dos melhores atletas do mundo.

Feras que integram os 20 melhores do ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF- sigla em inglês) como o holandês Aksel Samardzic, que com o parceiro de dupla, o brasileiro Vini Font está na semifinal. Atual número 13, Aksel começou há jogar aos 14 anos e há três joga profissionalmente.  Para ele, o nível da competição está bem alto “tem fortes jogadores como os italianos, os brasileiros, claro, o francês. Têm muito jogador forte. Está maravilhoso! Nós todos estamos tentando dar o nosso melhor!”, afirma.
Vini Font está na semifinal do 2º RS CUP. Foto: Christian Oliveira


“Para ganhar o torneio você tem que ganhar de todo mundo, então importa contra quem você vai jogar. Você tem que entrar focado e dar o seu melhor”, completa o seu parceiro Vini Font, integrante da Seleção Brasileira.
  
Para chegar à disputa do título, Vini  Font e Aksel terão uma difícil tarefa na semi: superar a dupla formada pelos beach tennistas que possuem o maior número de títulos de torneios ITF, os italianos Alessandro Calbucci e Alex Mingozzi.

A outra semifinal será formada pelos brasileiros melhor colocados no ranking mundial, Marcus Vinicius Ferreira e Thales Santos encaram os também integrantes da Seleção Brasileira que disputará o tetracampeonato no Pan Americano, Ralff Abreu e Diogo Carneiro. 

Os confrontos masculinos ocorrem após as semifinais femininas, que iniciam às 9h30. A dupla campeã mundial Joana Cortez e Rafaella Miller enfrenta a dupla formada pela colega de Seleção Samantha Barijan e Marcela Vita.  Na outra semi, Nathalia Font e Flávia Munniz (também da Seleção Brasileira) encaram Nathália Costa e Luciana Fernandes.

As finais femininas estão previstas para ocorrer por volta do meio-dia, e as masculinas ocorrem na sequência.

Com o patrocínio de Powerade, Ullmann Dick e Dranix, o 2º RS CUP tem o apoio de Neugebauer, Net Claro, Saúde no Copo, Mulligan, Gaúcha Sports Bar, Shopping Viva Open Mall, Beiruth e Ipa. A realização é da Austral Sports e do Beach Point. O evento tem a supervisão técnica da Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Gaúcha de Tênis (FGT).



Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes/Assessoria 2º RS CUP

2º RS CUP atrai atletas Top 10 do Beach Tennis

Etapa do Mundial em Porto Alegre termina neste domingo (23.10)


Pontuar é preciso e os beachtenistas correm o mundo em busca de competições que valham pontos na tabela da federação internacional responsável pelo Beach Tennis. Verdadeiros caçadores de pontos, atletas top 10 no esporte vindos de diversos países chegaram a Porto Alegre para participar do 2º RS CUP com a expectativa de alcançar resultados que os impulsionem na tabela.

Um desses atletas itinerantes é o italiano Alessandro Calbucci, 37 anos. Ele participa  de torneios desde 2008 e defende a posição de 3º melhor do mundo. Nascido em Ravenna, na Itália, onde o esporte é praticado há mais de 25 anos e considerado o berço do Beach Tennis, Calbucci elogiou a organização e ressaltou a competência dos profissionais que ergueram a estrutura. "Está muito bem organizado e a rapidez com que tudo foi feito é impressionante".

Pela primeira vez em Porto Alegre, outro atleta top 10 do ranking ITF, o italiano Giovannini Tommaso, 21 anos, já disputou outros dois torneios no Brasil esse ano - Santos e em João Pessoa. Ele também elogiou a estrutura da competição e ressaltou o fato inusitado do evento ocorrer em uma cidade sem praia. "É diferente e interessante participar de campeonatos assim", afirma.

Sempre em busca de torneios para obter pontuação e aprimorar o nível técnico, a dupla Marcos Vinícius Ferreira e Thales Oliveira Santos lembra da importância do RSCUP para atletas nacionais que não tiveram a oportunidade de viajar para fora do país. "Esse torneio é importante para nossa pontuação porque houve poucos no Brasil esse ano. Esse é um os grandes eventos que vai valer pontos para o ranking mundial", explica Marcos Vinícius, no circuito profissional desde 2011. "A gente está sempre na estrada", completa Thales.

Com o patrocínio de Powerade, Ullmann Dick e Dranix, o 2º RS CUP tem o apoio de Neugebauer, Net Claro, Saúde no Copo, Mulligan, Gaúcha Sports Bar, Shopping Viva Open Mall, Beiruth e Ipa. A realização é da Austral Sports e do Beach Point. O evento tem a supervisão técnica da Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Gaúcha de Tênis (FGT).


Texto: Rubem Rocha/ Voluntário IPA 2º RS CUP
Supervisão: Nathália Ely/Travinha Esportes/Assessoria 2º RS CUP

Esportes de praia no meio de Porto Alegre

Sede principal do 2º RS CUP, Beach Point traz o clima de praia para área central da cidade
Sede principal do 2º RS CUP será um clube. Foto: Athílio Zanon

O Beach Tennis, esporte originado a partir do Frescobol, foi criado na província de Ravenna, Itália, em 1997, mas apenas em 2008 chegou ao Brasil. Desde sexta-feira (21.10), ocorre a segunda edição do RS CUP – ITF Tennis World Tour, em Porto Alegre, que conta com a participação de cerca de 400 atletas de 5 países.

O projeto para a realização do evento no RS veio da iniciativa dos diretores da Beach Point, Rafael Adami e Tiago Antunes, que há 14 meses se preparam para sediar o mundial. “Vejo que o sucesso em Porto Alegre está sendo o dobro de Torres, apesar de ter chovido muito tivemos êxito. Graças à equipe, conseguimos fazer esse belo espetáculo”, explica Adami, referindo-se a semana chuvosa na capital nos dias antes do evento.

Desde a criação do Beach Tennis, o esporte vem ganhando popularidade e aumentando rapidamente o seu número de praticantes no país. Um deles é o estudante Roberto Müller, de 17 anos, que iniciou no esporte de areia há três anos através dos amigos e, após experimentar a modalidade, a apresentou aos demais colegas do colégio. Esse é a primeiro torneio de Roberto. “Eu achei muito legal participar desse campeonato, se tiver outro vou participar de novo”, afirma.

Com a oportunidade do RS CUP, uma nova geração de jovens tem a chance de vivenciar o esporte, seja para o lazer ou fazendo carreira no Beach Tennis. É o caso do estudante Heron Medeiros, de 17 anos, que sonha ser jogador profissional e costumava se dedicar ao Tênis, mas foi no Beach Tennis que a percepção sobre esportes de raquete mudou.  “Esse esporte é mais rápido que o Tênis, mais emocionante, os torneios têm um clima bacana, além de se encontrar uma diversidade de pessoas nos eventos”, conta.

Após o encerramento do RS CUP, o objetivo para os próximos 60 dias é iniciar a cobertura das quadras e criar o clube do Beach Point, local de lazer para apreciadores não apenas do Beach Tennis e Paddle Tennis, mas também, de outros esportes na areia, como o Vôlei. “É um investimento muito importante para a expansão do Beach Tennis, gerando um complexo para a prática de esportes na areia. Uma praia dentro de Porto Alegre”. A intenção é motivar atletas atuais e incentivar novas pessoas a aderir ao esporte.



Texto: Giulian Cavalli/Voluntário IPA 2º RS CUP
Supervisão: Nathália Ely/Travinha Esportes/Assessoria 2º RS CUP

Camisetas do 2º RS CUP - etapa mundial de Beach Tennis em Porto Alegre

Que tal adquirir uma recordação deste momento?
Camisetas a venda no ponto de credenciamento. Não fique sem a sua!
Camiseta Itália: Referenciando a maior potência do beach tennis
Camiseta Brasil: Representando a sede
Camiseta Aruba: Identificando um evento mais tradicional da modalidade
Camiseta Polo: Para guardar na memória este evento