quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Seleção brasileira de beach tennis realiza em Porto Alegre último treino antes do Pan Americano

Atividade integra a programação do 2º RS CUP

Dupla campeã mundial está em Porto Alegre. Foto: Shaiane Farias

A Seleção Brasileira de Beach Tennis está em busca do tetracampeonato Pan Americano da modalidade, que será realizado em Aruba entre os dias 11 e 13 de novembro. Como parte da preparação, as equipes masculina e feminina treinaram em Porto Alegre na tarde dessa quinta-feira (20.10). O treinamento já integra a programação paralela do 2º RS CUP – etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis da Federação Internacional de Tênis (ITF – sigla em inglês). 

Entre as atletas femininas, as beach tennistas da atual dupla campeã mundial Rafaella Miller e Joana Cortez. Brasileira melhor colocada no ranking mundial (5ª), Joana considerou o treino importante para reunir as atletas, que são de diferentes estados (ela do Rio e Rafaella de Santa Catarina) visando à melhor preparação para o Pan.

Integrar os profissionais de diferentes estados foi justamente um dos objetivos traçados pelo capitão e técnico da Seleção, Narck Rodrigues, que ressaltou a importância dos exercícios realizados na Capital Gaúcha.  

“É sempre importante porque ao longo do ano é difícil reunir os atletas. Esse torneio grande aqui em Porto Alegre foi uma ótima oportunidade. Então a gente aproveitou para reunir a equipe, e foi ainda melhor, porque é praticamente às vésperas do campeonato”, salientou Rodrigues. 

Representante gaúcho na seleção e chamado pela primeira vez, Vinicius Chaparro está otimista quanto à participação do Brasil no torneio em Aruba. 

“Eu tive sorte porque as três outras etapas foram no Brasil e agora que fui chamado pela primeira vez já é em Aruba. Eu tenho costume de ir para lá todos os anos para disputar etapas que valem pro ranking mundial, mas agora vai ser diferente, eu vou estar representando a seleção”, afirmou o atleta. 

Atual campeão pan-americano na dupla mistas, Vini Font vai atrás também do título inédito na masculina. 

“A seleção brasileira onde ela vai ela é bem respeitada. A gente tem conseguido ficar entre os três melhores do mundo já há uns oito anos, então tem que respeitar”, relata Vini Font.

A partir de amanhã, parceiros de seleção se tornam adversários em quadra

O gaúcho Vinícius Chaparro e o carioca Ralff Abreu integram a Seleção. Foto: Shaiane Farias
             

“É sempre bom jogar no Brasil. A gente viaja o mundo todo jogando, tem poucas oportunidades de jogar aqui em casa um torneio forte assim que vale bastante, então eu estou super motivado!”, afirma Ralff Abreu.

“O nível técnico do torneio está muito forte, o que é muito bom para o torneio e para a gente que faz um teste legal”, salienta Vini Font sobre a competição que começa nesta sexta-feira. 

O atleta ainda diz que vai se dedicar ao máximo para ganhar esse título. “Para ganhar tem que jogar com todo mundo tem que vencer de todo mundo!”. Sobre a questão de poder competir contra um parceiro de seleção, ele brinca: “É tudo alemão quem estiver do outro lado, não tem essa!”. 

As competições do 2º RS CUP  iniciam nesta sexta-feira (21.10) em três sedes diferentes: a principal, no Beach Point (ao lado do Viva Open Mall), na Praça da Encol e no Parque Gigante Beira Rio. 

Com o patrocínio de Powerade, Ullmann Dick e Dranix, o 2º RS CUP tem o apoio de Neugebauer, Net Claro, Saúde no Copo, Mulligan, Gaúcha Sports Bar, Shopping Viva Open Mall, Beiruth e Ipa. A realização é da Austral Sports e do Beach Point. O evento tem a supervisão técnica da Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Gaúcha de Tênis (FGT).


Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes/Assessoria 2º RS CUP
Foto: Shaiane Farias